Portes grátis acima de 75€

Apoio domiciliário a idosos: as vantagens de envelhecer em casa

Envelhecer é um processo natural que traz consigo um novo conjunto de necessidades e cuidados. A nossa casa, com o seu conforto e segurança, é muitas vezes o lugar onde desejamos ficar à medida que envelhecemos. O apoio domiciliário a idosos apresenta-se como uma solução viável, oferecendo uma alternativa de qualidade ao lar de idosos tradicional.

Apesar do aumento da população sénior, os lares de idosos têm sido incapazes de responder de forma satisfatória e pontual às necessidades dos idosos e problemas como longas listas de espera e preços desajustados tornam a situação ainda mais preocupante.

Como consequência, as pessoas estão a pagar uma quantia considerável de dinheiro por condições que não correspondem à atenção e cuidado que os idosos tanto precisam. 

Exploramos o apoio domiciliário a idosos como uma alternativa preferível aos lares de idosos, proporcionando mais conforto, segurança e dignidade. Venha descobrir os benefícios de envelhecer num ambiente familiar, mantendo rotinas e permitindo visitas sem restrições.

Apoio domiciliário a idosos ou lar — Qual a melhor escolha numa sociedade cada vez mais envelhecida?

De acordo com as estatísticas mais recentes, Portugal é o país da União Europeia que mais rapidamente envelhece. Conta com duas vezes mais idosos do que crianças e jovens, sendo o terceiro país com mais idosos, apenas superado pela Itália e Alemanha.

Essas estatísticas poderiam levar-nos a pensar que o Estado e os governos sucessivos estariam a implementar planos e a promover medidas para assegurar que todos os idosos possam envelhecer com dignidade, assistência e em companhia. Infelizmente, a realidade mostra-nos o contrário.

O panorama atual dos lares de idosos em Portugal é desolador e causa grande preocupação: listas de espera que duram anos para conseguir um lugar num lar subsidiado pelo Estado e lares privados, que praticam preços inacessíveis para a maioria dos idosos.

Os preços praticados pelos lares não correspondem à qualidade dos tratamentos e condições oferecidas. Os horários, a alimentação e as atividades são estandardizados para todos, sem atender às necessidades individuais de cada idoso. Esta falta de personalização suscita preocupação, uma vez que cada idoso possui particularidades e exigências específicas que devem ser tidas em conta de forma personalizada e atenciosa.

Idosa sozinha a em casa a olhar pela janela
Ao contrário do apoio domiciliário, os lares de idosos não conseguem garantir apoio e acompanhamento personalizado às necessidades individuais.

Porquê optar pelo apoio domiciliário a idosos

1. Autonomia e Independência

Envelhecer em casa promove a autonomia e a independência do idoso. No seu espaço, o idoso consegue manter rotinas familiares, mantendo um senso de normalidade e controlo. Com apoio domiciliário, o cuidador presta a assistência necessária, sempre respeitando o espaço e a autonomia do idoso. Comparativamente a um lar de idosos, onde há regras e horários predefinidos, o apoio domiciliário oferece uma flexibilidade que se adapta à rotina individual de cada idoso.

2. Conforto e Familiaridade

A casa é um ambiente de conforto, recheado de memórias e associações positivas. Um lar de idosos, embora possa proporcionar um nível adequado de cuidado, não pode replicar este sentimento. O apoio domiciliário a idosos permite que envelheçam num ambiente familiar, o que pode ter benefícios significativos para o seu bem-estar mental.

3. Personalização de Cuidados

O apoio domiciliário a idosos é personalizado para atender às necessidades específicas do idoso. No Grupo Hug, por exemplo, realizamos um diagnóstico rigoroso e preciso que nos permite olhar para a pessoa como um todo e traçar um plano completo. Este nível de personalização é mais desafiante num lar de idosos, onde o cuidado é geralmente customizado para acomodar um grande número de residentes.

4. Apoio Familiar

Envelhecer em casa permite um contacto mais frequente e fácil com a família e amigos. Este contacto regular pode contribuir significativamente para o bem-estar emocional do idoso. Num lar de idosos, as visitas podem ser limitadas e a interação com a família não é tão espontânea.

Cuidadora a cuidar de idosa na sua própria casa.
O apoio ao domicílio é uma boa alternativa aos lares de idosos, pois oferecem a possibilidade de envelhecer em casa, num espaço familiar e confortável para o idoso.

Apoio Domiciliário a Idosos: Os Serviços do Grupo Hug

No Grupo Hug, oferecemos diversos tipos de apoio domiciliário, adaptados às necessidades individuais de cada utente. 

Oferecemos o serviço de regime interno, especialmente criado para utentes dependentes, oncológicos, convalescentes após algum incidente, com Alzheimer ou Parkinson. Também proporcionamos um serviço de regime externo, indicado para utentes semi-dependentes, independentes ou em fase de convalescença. Finalmente, temos um serviço dedicado à higiene pessoal, ideal para utentes semi-dependentes e dependentes.

Em cada caso, o objetivo é fornecer cuidado personalizado e apoio de qualidade no conforto da sua própria casa, respeitando as suas necessidades e preferências individuais.

Apoio domiciliário a idosos: quais os preços?

Os preços do apoio domiciliário a idosos dependem do tipo de cuidados e regime contratados, variando consoante as necessidades específicas de cada indivíduo. 

Por exemplo, o custo de uma visita diária com cuidados de higiene pessoal poderá ser mais baixo do que a mensalidade de um lar de idosos. Por outro lado, pode chegar a ser mais elevado se estivermos a falar de uma mensalidade para um apoio domiciliário a um idoso 100% dependente, necessitando de cuidados permanentes e assistência 24 horas por dia, 7 dias por semana, podendo acrescer ainda serviços extra a estes cuidados. 

Apesar do preço mais elevado, este tipo de cuidado é exclusivo e o cuidador estará 100% dedicado a apenas uma pessoa, proporcionando-lhe atenção personalizada e contínua.

O apoio domiciliário particular permite ainda mais flexibilidade, tanto em termos de custos como de serviços prestados, adaptando-se às necessidades e possibilidades financeiras do idoso.

Assim, envelhecer em casa com o devido apoio domiciliário a idosos tem muitas vantagens. No entanto, é crucial escolher um serviço de confiança que respeite a dignidade e as necessidades do idoso. No Grupo Hug, esforçamo-nos para oferecer o mais alto nível de cuidados personalizados e holísticos, para promover a saúde física, mental, social e espiritual em cada etapa do processo de envelhecimento.

Para receber mais informações sobre as nossas opções de preços, tipos de serviços e modalidades, não hesite em entrar em contacto connosco. Estamos prontos para atender às suas necessidades e responder a todas as suas questões, de forma a oferecer-lhe a solução mais adequada para a sua situação específica. 

Subscrever a newsletter

×